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9 Passos para Melhorar sua Imagem Pessoal e Profissional | Fotografia de Branding em Aracaju

Atualizado: 5 de set. de 2023



Seres humanos são visuais e sua imagem tem um grande impacto na forma como você se sente e como outras pessoas te veem.


Você tem problemas com a sua imagem?


Se muitas pessoas já te disseram que tinham uma ideia equivocada sobre você antes de te conhecer melhor, talvez você esteja se comunicando visualmente da forma errada.


Cuidar da sua Imagem mostra o alto nível de comprometimento e se traduz em credibilidade. Além de comunicar de forma mais clara quem você é e quais são os seus objetivos e habilidades.



Mas será que você está comunicando quem você realmente é?

Para te ajudar a responder essas questões, preparei um Guia Prático e facilmente aplicável, que vai te ajudar na construção e melhoria da sua Imagem tanto pessoal, quanto profissional.


Primeiro vamos definir a diferença entre elas:


Imagem Pessoal = sua marca é você.

Diretamente ligada a seu nome e seu rosto. É a credibilidade ligada diretamente à sua pessoa, incluindo suas crenças, seu estilo de vida e outros aspectos.


Imagem Profissional= sua marca tem uma imagem própria. Relacionada a uma atividade profissional e isso pode incluir o uso da sua imagem pessoal, mas não está necessariamente atrelada a ela.


1. Auto Conhecimento

Ter uma boa comunicação de Imagem requer auto conhecimento.


Saber quais são suas características, seus pontos fortes e fracos.


Isso é muito importante para que você possa destacar suas qualidades e trabalhar melhor os pontos onde a mudança é necessária.


É interessante ouvir as pessoas ao seu redor e perguntar quais pontos elas consideram fortes e onde você pode melhorar.

Conforme você evolui, a sua Imagem evoluirá também.



2. Aprenda a gostar de você

Parece bobagem, mas a sua Imagem exterior é um reflexo do interior e, portanto, é importante desenvolver o amor-próprio.


"Ah, Michelle, mas o que isso tem a ver com a minha Imagem?"


Repare na imagem abaixo:

Fonte da Imagem: brightside.me




O que você pensa sobre si tem grande impacto na sua postura, linguagem corporal e comportamento.


Isso afeta diretamente as relações interpessoais, sua imagem pessoal e sua produtividade enquanto profissional.


Caso só consiga pensar em respostas negativas sobre si, isso deve ser um ponto a ser trabalhado. Afinal de contas, auto confiança é um elemento crucial irá refletir na sua comunicação visual.


Como citei acima, para construção de uma imagem alinhada com a mensagem que você gostaria de passar, é preciso ser quem você é.


E você pode (e deve estar) em constante evolução.


3. O que sua Imagem está comunicando?

Agora pare um pouco e olhe para suas fotos de perfil, pessoal e profissional.


Isso vale para Whatsapp, Instagram, Facebook, E-mail, cartão de visita e quaisquer meios por onde você se comunique.


"Mas pessoal também, Michelle? Por Quê?"


Porque dependendo da sua área de atuação, a sua imagem pessoal está diretamente ligada ao seu lado profissional.


Faça uma análise (sincera) sobre qual mensagem está passando com elas. Se você não se conhecesse e visse essas imagens, qual seria a sua primeira impressão?


É importante utilizar boas fotografias suas e das atividades que desenvolve e mostrar que você acredita e investe no seu trabalho.


Mostre o que você faz, como seu trabalho é feito, quais são as suas habilidades e quais são os seus propósitos.



Caso trabalhe em equipe, também indico dar atenção à imagem dos integrantes do grupo de forma individual. Para que todos estejam com uma comunicação visual profissional alinhada aos objetivos do negócio.



Peça para algumas pessoas citarem as características que sua imagem de perfil reflete (sem pensar muito, a primeira coisa que vier à mente), talvez você se surpreenda com as respostas.


É importantíssimo cuidar da sua imagem nos canais de comunicação que utiliza, online ou offline.


Depois de fazer uma análise, você poderá entender melhor onde estão as falhas da na comunicação visual e por onde começar a ajustar sua imagem pessoal e/ ou profissional.




4. Defina o que você quer comunicar

A imagem que você tem hoje pode ser totalmente diferente da que gostaria de ter, e consequentemente estar comunicando algo que você não quer.


Mas o que de fato você quer comunicar com sua imagem?


Defina o que você deseja comunicar para as pessoas e trabalhe em cima disso.


5. Faça as mudanças necessárias

Com as informações que você reuniu nos passos acima, agora você pode visualizar onde deverá fazer as mudanças necessárias para transmitir uma imagem mais assertiva e coerente.


Veja em quais aspectos precisa evoluir e quais habilidades deve desenvolver para isso.


Mude sem medo, busque qualificação sempre.


Invista em Você e na sua comunicação de Imagem, seja ela pessoal ou profissional.




6. Separe o profissional do pessoal

Lembra láááá em cima, quando falei para dar atenção também à imagem pessoal? É comum as pessoas colocarem contatos profissionais na lista do perfil pessoal e isso pode ser um erro.


Considerando que sua Imagem Profissional não está atrelada à Pessoal:


Vamos imaginar que uma pessoa tem seus cliente em sua conta pessoal e sua imagem de perfil é essa pessoa segurando um drinque ou com roupa de praia (são exemplos, tá?).


Será que essas imagens passam uma mensagem coerente sobre seu lado profissional ou seu negócio?

Você olharia para essa imagem e pensaria "Nossa que profissional, é essa pessoa que vai resolver meu problema!" ?


É importante ter atenção a isso.


Todo esse processo acontece de forma inconsciente a partir do momento que olhamos para uma imagem.

Sua foto de perfil pessoal nem sempre está de acordo com uma imagem profissional e você pode, mesmo sem querer, estar passando uma mensagem errada ao misturar as duas.


Seja em redes sociais ou canais de atendimento, é possível que você tenha um perfil pessoal, onde estão seus amigos e familiares que te conhecem bem, conhecem a sua essência e fazem parte da sua vida íntima.


E um perfil separado para o trabalho, onde estão colegas, chefes, clientes e fornecedores. As relações estabelecidas tem uma dinâmica diferente, com foco estritamente no lado profissional.


O whatsapp também permite ter o whatsapp business (para trabalho e negócios). Nele você pode colocar seus dados profissionais, definir horário de atendimento, criar um catálogo, programar mensagens automáticas e colocar fotos voltadas para seu lado profissional tanto no perfil, quando no status.



7. Sem imitações


Ter admiração por alguém não implica em fazer tudo do mesmo jeito.


Seja você e encontre o SEU propósito!


Você tem uma história de vida única, não existem duas pessoas que tiveram exatamente as mesmas experiências e é isso que faz a diferença.

Seja quem você é mas busque sempre ser a sua

MELHOR VERSÃO.


Então, entenda que se inspirar e imitar são coisas diferentes.


Você pode usar referências, mas o resultado final da sua comunicação de Imagem deve ter suas características.


O objetivo não é apagar sua imagem pessoal e criar um robô.


O objetivo é lapidar suas particularidades e utilizá-las de forma construtiva, mostrando que tipo de pessoa e profissional você é.



8. Tenha um Acervo de Imagens Próprias


Sua Imagem é sua Marca, e ela vai além do profissional. É sobre a sua história e como ela pode ser contada de forma humanizada e verdadeira.


Por isso, além de mostrar o que você tem a oferecer aos seus clientes - suas habilidades, a qualidade do seu trabalho ou produto, contar a sua história vai além da história do seu lado profissional. E para isso, mostrar mais da sua personalidade é o que vai ser o seu diferencial.


A construção de uma marca é feita de vários elementos diferentes (isso vai ser o assunto de outro post) mas, as fotografias que você usa para isso te dão um grande poder de impacto e conexão com o seu público.



Seu acervo de fotografias deve conter retratos, fotos do serviço e/ou produto, local de trabalho, home office, seu estilo de vida, seus símbolos (fazemos um estudo detalhado para que todo o seu universo seja representado através das fotografias), entre outras.


Não existe uma fórmula exata, cada profissional, negócio e marca pessoal tem uma história e necessidades diferentes e assim sendo, seu acervo fotográfico deve ser cuidadosamente planejado.


Sua coleção de fotos deve ter consistência em todos os aspectos estéticos (cor, estilo, narrativa etc.).


A maior dificuldade das pessoas em trabalhar sua imagem é justamente não ter fotografias de qualidade e que transmitam exatamente o que elas gostariam à disposição, por isso um acervo vai facilitar a sua vida e te trazer confiança na hora de colocar sua imagem no mundo digital.



9. Fortaleça sua Comunicação de Imagem


Uma boa Comunicação de Imagem é composta por:


-Postura Corporal e Comportamental

Seu corpo comunica muito mais do que você imagina.

A postura corporal, os gestos, as expressões, forma de falar, o vocabulário que usa, o tom de voz.


A forma como você se comporta em diversas situações.

seu posicionamento, entre outros.



-Aparência em geral

Cuidar da sua aparência é também uma atitude de cuidado profissional. Quando falo de aparência, não necessariamente me refiro à estética.


Manter a higiene, o asseio, causa uma boa impressão imediata.


Crie o hábito de prestar atenção nos quesitos básicos de higiene como: cabelos limpos e alinhados, unhas cortadas e limpas e por aí vai...



- Forma de se vestir

Desde as cores que você utiliza (as cores também comunicam uma mensagem) até a forma como se veste, afetam a sua imagem final.


Lembre-se do ambiente onde você vai usá-la: procure seguir o dress code; se o seu trabalho não tiver uma forma específica de vestimenta, procure se adequar ao tipo de formalidade que o ambiente exige.


Evite que suas roupas ressaltem partes inadequadamente no ambiente de trabalho: roupas muito coladas ou curtas, decotes, peças que mostrem sua roupa de baixo etc.


-Adequação ao ambiente e aos momentos.


Tudo isso compõe e afeta a comunicação visual e consequentemente, a mensagem que você passa.


Construir uma boa Comunicação Visual, alinhada com seus propósitos não é um trabalho de um dia e exige comprometimento.


Mas é algo extremamente positivo para a sua vida e ajuda a atrair as pessoas que estão em sintonia com a sua intenção.


E passar essa mensagem de forma correta vai te ajudar a atrair as pessoas às quais você pode, de fato, ajudar e atender com suas habilidades.


Gostou das dicas? Deixe um comentário!


Espero ter ajudado!


Até mais,



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