Como Tornar o Batismo do seu Filho uma Experiência Agradável
Imagine que você está caminhando pela rua, toda arrumada, quando, de repente, uma surpresa desagradável acontece - alguém joga um balde de água em você. 💦😓
Como você reagiria a essa situação?
Para muitas crianças, durante o seu batismo, essa experiência pode ser tão surpreendente quanto o balde de água. Além de estar em um local desconhecido, esse dia costuma quebrar a rotina à qual estão acostumadas. Além disso, há alguém que elas não conhecem e, do nada, molha a criança. 🤷♀️
Parece um pouco demais, não é mesmo? 😒
Dicas para Tornar o Batismo uma Experiência Agradável:
1-Converse com seu bebê: Não importa a idade, os bebês entendem mais do que imaginamos. Portanto, converse com seu filho nos dias que antecedem a cerimônia e explique o que vocês farão.
2-Brinque com a Criança: Nos dias antes do batismo, brinque com seu bebê durante o banho e reproduza o que acontecerá na cerimônia. Segure a criança na mesma posição e jogue água na cabeça dela como uma brincadeira. Isso ajudará a criança a se acostumar com a situação e a se sentir tranquila na hora.
3-Apresente os Padrinhos: Se a criança não teve muito contato com os padrinhos, chegue um pouco mais cedo e deixe-os brincar um pouco. Explique que eles também farão parte da brincadeira.
4-Relaxe: Se você planeja passar o bebê de um padrinho para outro durante o batismo, explique que é hora de um "banho" e continue brincando enquanto o bebê é transferido.
É importante que todos estejam descontraídos. Quando o bebê percebe todos sérios em um ambiente estranho, pode ficar inquieto.
5-Visite o Local: Se possível, leve a criança ao local da cerimônia antes do dia do batismo. Apresente o celebrante da cerimônia, se possível. As crianças se sentem mais seguras quando reconhecem as pessoas e o ambiente.
6- Aviso Antecipado: Quando for a hora de colocar a água, avise: "Agora vamos colocar a água." Isso ajudará a evitar que a criança se assuste.
7- Escolha um Local Confortável: Se você tem a opção de escolher o local do batismo, opte por um ambiente onde a criança se sinta à vontade. Para quem mora em lugares quentes (como Aracaju), o melhor a se fazer é escolher uma igreja climatizada. Se isso não for possível, dê preferência a roupas com tecidos mais frescos e sentem-se próximo a um ventilador.
8- Tenha um Plano de Pós-Cerimônia: Planeje atividades agradáveis para depois da cerimônia, como um lanche especial, um almoço ou um momento de brincadeira, para que a criança associe o batismo a experiências positivas.
Se colocar no lugar da criança e lembrar que ela chegou nesse mundo há pouco tempo e ainda está tentando entender tudo, nos dá dimensão de como pode ser confuso ser uma 'quiança'.⠀
⠀
Com brincadeiras e de forma lúdica, a cerimônia do Batismo pode ser um dia tranquilo e cheio de boas memórias ❤️⠀
⠀
Komentarze