Home Office: 16 Dicas para Aumentar sua Produtividade Trabalhando em Casa

Atualizado: Jul 4


Especialista dizem que o melhor no momento é que todos que consigam, façam Home Office, mas afinal o que é isso?


O que é Home Office?

O termo home office quer dizer (literalmente) Escritório Casa.


O que quer dizer que o mesmo local onde você mora, será o local onde você realizará suas atividades de trabalho. Pode ser na sala, num quarto, na varanda ou até mesmo no quarto do bebê, o que todo mundo busca em home office é praticidade e qualidade de vida.



No momento que estamos vivendo, essa é a melhor forma para continuar trabalhando e, sem dúvidas, a mais segura.


Se você não sabe por onde começar a mudança e está tendo dificuldade na adaptação, preparei um guia com dicas para te ajudar a melhorar sua produtividade no home office.


1. Procure o lugar do seu office na sua home


Algumas pessoas não se incomodam com barulho externo mas se você se incomoda, busque um cantinho pouco movimentado e mais silencioso da sua casa.

De preferência, os locais mais distantes de distrações como tv e áreas de convivência e passagem (corredores não são uma boa ideia) das outras pessoas.


2. Mantenha o ambiente organizado

Mantenha o ambiente bem arejado e muito importante: ORGANIZADO.


Se você sabe onde as coisas estão, onde encontrar os documentos que precisa e o material de escritório além de economizar tempo, você evita distrações desnecessário procurando um grampeador.


Qualquer coisa pode ser uma distração. Por isso, manter a ordem e a organização ajuda a ganhar tempo e ter um nível alto de produtividade.


A regra geral de organização é: mantenha mais próximo a você as coisas que utiliza com maior frequência, assim, você otimiza o tempo. Já os documentos mais antigos e o que você utiliza menos poderá ser organizado em outros locais.

Use a organização a seu favor: post-its, calendários, agendas, planners, murais...

Cada pessoa tem sua forma de organizar o trabalho, o importante é encontrar o que funciona melhor para você.


Para se organizar: Lousa com Calendário Semana

Agenda com Planner


3. Defina um horário de trabalho


Essa conversa de que trabalhar de casa é trabalhar como quer é um dos maiores mitos do home office e não funciona pra quase ninguém. Justamente por não ter que “bater ponto”, não ter um horário definido para começar (e acabar também) acaba fazendo muita gente se enrolar com horários.


É necessário que haja disciplina se você quiser manter um bom nível de produtividade, caso contrário, você acabará vendo o tempo passar e as tarefas se acumulando.


Defina um horário para iniciar o seu “expediente” trabalho, você pode escolher o horário que sente que produz mais. Tenha horário também para parar de trabalhar (ou você acabará fazendo muitas horas extra sem perceber).


Claro que em alguns dias você poderá ter mais flexibilidade, mas em geral, cumprir com seu horário pré-definido ajudará a manter o nível de produtividade .


Para se organizar: Planner Mensal e Semana



4. Desative as notificações do celular


Se você parar o tempo todo pra ver notificação no celular, isso consumirá seu tempo e ironicamente, te dá menos tempo para aproveitar um tempo livre justamente pra ver suas coisas no celular. Parece confuso, mas é simples.