Especialista dizem que o melhor no momento é que todos que consigam, façam Home Office, mas afinal o que é isso?
O que é Home Office?
O termo home office quer dizer (literalmente) Escritório Casa.
O que quer dizer que o mesmo local onde você mora, será o local onde você realizará suas atividades de trabalho. Pode ser na sala, num quarto, na varanda ou até mesmo no quarto do bebê, o que todo mundo busca em home office é praticidade e qualidade de vida.
No momento que estamos vivendo, essa é a melhor forma para continuar trabalhando e, sem dúvidas, a mais segura.
Se você não sabe por onde começar a mudança e está tendo dificuldade na adaptação, preparei um guia com dicas para te ajudar a melhorar sua produtividade no home office.
1. Procure o lugar do seu office na sua home
Algumas pessoas não se incomodam com barulho externo mas se você se incomoda, busque um cantinho pouco movimentado e mais silencioso da sua casa.
De preferência, os locais mais distantes de distrações como tv e áreas de convivência e passagem (corredores não são uma boa ideia) das outras pessoas.
2. Mantenha o ambiente organizado
Mantenha o ambiente bem arejado e muito importante: ORGANIZADO.
Se você sabe onde as coisas estão, onde encontrar os documentos que precisa e o material de escritório além de economizar tempo, você evita distrações desnecessário procurando um grampeador.
Qualquer coisa pode ser uma distração. Por isso, manter a ordem e a organização ajuda a ganhar tempo e ter um nível alto de produtividade.
A regra geral de organização é: mantenha mais próximo a você as coisas que utiliza com maior frequência, assim, você otimiza o tempo. Já os documentos mais antigos e o que você utiliza menos poderá ser organizado em outros locais.
Use a organização a seu favor: post-its, calendários, agendas, planners, murais...
Cada pessoa tem sua forma de organizar o trabalho, o importante é encontrar o que funciona melhor para você.
Para se organizar: Lousa com Calendário Semana
3. Defina um horário de trabalho
Essa conversa de que trabalhar de casa é trabalhar como quer é um dos maiores mitos do home office e não funciona pra quase ninguém. Justamente por não ter que “bater ponto”, não ter um horário definido para começar (e acabar também) acaba fazendo muita gente se enrolar com horários.
É necessário que haja disciplina se você quiser manter um bom nível de produtividade, caso contrário, você acabará vendo o tempo passar e as tarefas se acumulando.
Defina um horário para iniciar o seu “expediente” trabalho, você pode escolher o horário que sente que produz mais. Tenha horário também para parar de trabalhar (ou você acabará fazendo muitas horas extra sem perceber).
Claro que em alguns dias você poderá ter mais flexibilidade, mas em geral, cumprir com seu horário pré-definido ajudará a manter o nível de produtividade .
Para se organizar: Planner Mensal e Semana
4. Desative as notificações do celular
Se você parar o tempo todo pra ver notificação no celular, isso consumirá seu tempo e ironicamente, te dá menos tempo para aproveitar um tempo livre justamente pra ver suas coisas no celular. Parece confuso, mas é simples.
Coloque todas as notificações no silencioso, escolha sua tarefa (tem dois modelos de Check List para baixar aqui), cumpra e no intervalo entre tarefas vá ver suas notificações. Quando o intervalo acabar, volte às suas atividades.
5. Tente um método para gerenciar seu tempo
Gerenciar o seu tempo é uma habilidade fundamental para produzir (principalmente se o seu home office inclui crianças).
E existem alguns métodos que podem te ajudar nessa tarefa, um deles é o método Pomodoro. Uso o Pomodoro há um tempo e funciona muito bem (pra mim), ajuda a manter o foco e a entender quanto tempo cada tarefa realmente demanda.
Falo mais detalhadamente sobre ele nesse post aqui.
Mas se você não gostar, tente outros métodos até encontrar um que funcione pra você e que te ajude a gerenciar melhor seu tempo.
6. Mantenha o resto da casa fora de foco
Separe sua casa do seu trabalho.
Claro que não dá pra ser literalmente, mas tente separar os ambientes o máximo possível.
Quando o restante da casa está o caos, normalmente, incomoda e pode vir a ser uma distração durante seu horário de trabalho. Tente manter o restante do ambiente organizado na medida do possível.
Uma coisa que funciona bem é separar 25 min (um pomodoro) antes do horário de começar a trabalhar pra dar uma organizada geral ou quem conseguir, deixar a casa em ordem antes de ir dormir, melhor ainda!
Disciplina é um item importantíssimo para quem trabalha com home office. Por isso, a dica número 3 é importante.
7. Use checklists e defina prioridades
Antes de qualquer coisa, anote o que precisa ser feito (todas as tarefas).
Depois de anotado, numere a ordem na qual essas tarefas devem ser cumpridas (se precisa de ajuda para se concentrar, tente o método Pomodoro).
Onde encontrar: Planner Anual
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