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Home Office: 16 Dicas para Aumentar sua Produtividade Trabalhando em Casa

Atualizado: 4 de jul. de 2021


Especialista dizem que o melhor no momento é que todos que consigam, façam Home Office, mas afinal o que é isso?


O que é Home Office?

O termo home office quer dizer (literalmente) Escritório Casa.


O que quer dizer que o mesmo local onde você mora, será o local onde você realizará suas atividades de trabalho. Pode ser na sala, num quarto, na varanda ou até mesmo no quarto do bebê, o que todo mundo busca em home office é praticidade e qualidade de vida.



No momento que estamos vivendo, essa é a melhor forma para continuar trabalhando e, sem dúvidas, a mais segura.


Se você não sabe por onde começar a mudança e está tendo dificuldade na adaptação, preparei um guia com dicas para te ajudar a melhorar sua produtividade no home office.


1. Procure o lugar do seu office na sua home


Algumas pessoas não se incomodam com barulho externo mas se você se incomoda, busque um cantinho pouco movimentado e mais silencioso da sua casa.

De preferência, os locais mais distantes de distrações como tv e áreas de convivência e passagem (corredores não são uma boa ideia) das outras pessoas.


2. Mantenha o ambiente organizado

Mantenha o ambiente bem arejado e muito importante: ORGANIZADO.


Se você sabe onde as coisas estão, onde encontrar os documentos que precisa e o material de escritório além de economizar tempo, você evita distrações desnecessário procurando um grampeador.


Qualquer coisa pode ser uma distração. Por isso, manter a ordem e a organização ajuda a ganhar tempo e ter um nível alto de produtividade.


A regra geral de organização é: mantenha mais próximo a você as coisas que utiliza com maior frequência, assim, você otimiza o tempo. Já os documentos mais antigos e o que você utiliza menos poderá ser organizado em outros locais.

Use a organização a seu favor: post-its, calendários, agendas, planners, murais...

Cada pessoa tem sua forma de organizar o trabalho, o importante é encontrar o que funciona melhor para você.



3. Defina um horário de trabalho


Essa conversa de que trabalhar de casa é trabalhar como quer é um dos maiores mitos do home office e não funciona pra quase ninguém. Justamente por não ter que “bater ponto”, não ter um horário definido para começar (e acabar também) acaba fazendo muita gente se enrolar com horários.


É necessário que haja disciplina se você quiser manter um bom nível de produtividade, caso contrário, você acabará vendo o tempo passar e as tarefas se acumulando.


Defina um horário para iniciar o seu “expediente” trabalho, você pode escolher o horário que sente que produz mais. Tenha horário também para parar de trabalhar (ou você acabará fazendo muitas horas extra sem perceber).


Claro que em alguns dias você poderá ter mais flexibilidade, mas em geral, cumprir com seu horário pré-definido ajudará a manter o nível de produtividade .


Para se organizar: Planner Mensal e Semana



4. Desative as notificações do celular


Se você parar o tempo todo pra ver notificação no celular, isso consumirá seu tempo e ironicamente, te dá menos tempo para aproveitar um tempo livre justamente pra ver suas coisas no celular. Parece confuso, mas é simples.



Coloque todas as notificações no silencioso, escolha sua tarefa (tem dois modelos de Check List para baixar aqui), cumpra e no intervalo entre tarefas vá ver suas notificações. Quando o intervalo acabar, volte às suas atividades.



5. Tente um método para gerenciar seu tempo


Gerenciar o seu tempo é uma habilidade fundamental para produzir (principalmente se o seu home office inclui crianças).

E existem alguns métodos que podem te ajudar nessa tarefa, um deles é o método Pomodoro. Uso o Pomodoro há um tempo e funciona muito bem (pra mim), ajuda a manter o foco e a entender quanto tempo cada tarefa realmente demanda.


Falo mais detalhadamente sobre ele nesse post aqui.

Mas se você não gostar, tente outros métodos até encontrar um que funcione pra você e que te ajude a gerenciar melhor seu tempo.


6. Mantenha o resto da casa fora de foco

Separe sua casa do seu trabalho.

Claro que não dá pra ser literalmente, mas tente separar os ambientes o máximo possível.


Quando o restante da casa está o caos, normalmente, incomoda e pode vir a ser uma distração durante seu horário de trabalho. Tente manter o restante do ambiente organizado na medida do possível.


Uma coisa que funciona bem é separar 25 min (um pomodoro) antes do horário de começar a trabalhar pra dar uma organizada geral ou quem conseguir, deixar a casa em ordem antes de ir dormir, melhor ainda!


Disciplina é um item importantíssimo para quem trabalha com home office. Por isso, a dica número 3 é importante.


7. Use checklists e defina prioridades

Antes de qualquer coisa, anote o que precisa ser feito (todas as tarefas).


Depois de anotado, numere a ordem na qual essas tarefas devem ser cumpridas (se precisa de ajuda para se concentrar, tente o método Pomodoro).


Onde encontrar: Planner Anual


8. Faça intervalos Periódicos


Assim como é importante definir horário para iniciar e finalizar, também é preciso dar pequenos intervalos.


Cada pessoa sabe quanto tempo consegue se manter concentrada em cada tarefa, mas é importante se levantar, beber água, caminhar um pouco, fazer um mini alongamento e evitar passar várias horas ininterruptas numa cadeira.


Cronometre quanto tempo você irá dar a cada tarefa e quanto tempo durará seu intervalo. Seu corpo e sua mente agradecem!


9. Cuide da sua postura


Dê atenção à sua postura corporal quando trabalhar no home office.


Nem sempre aquela cadeira linda é a melhor para trabalhar por horas e horas. A cadeira deve estar ajustada de forma que seus pés toquem o chão sem dificuldade, se você não tiver altura suficiente, pode usar um encosto para pés.


Preste atenção na altura da mesa e sua postura, corrija-a sempre que necessário. Durante os intervalos programados, faça mini alongamentos, isso vai ajudar a não sentir dores depois de horas na cadeira.


-A tela do seu computador deve estar no nível dos seus olhos, ou um pouco abaixo.


-Posicione o teclado de forma que seu antebraço fique paralelo ao chão.


10. Iluminação


Geralmente nós nem pensamos sobre iluminação do ambiente. Se está muito escuro ou claro demais para trabalhar, isso pode ter um efeito negativo na sua produtividade.


Procure deixar entrar o máximo de luz natural possível e para quem trabalha à noite, teste tons de luz (geralmente pela casa tem várias lâmpadas com tons e intensidade diferentes.) e veja a qual delas você se adapta melhor.


Caso o cômodo seja grande, uma luminária também pode complementar a iluminação.


A iluminação da tela do seu computador também é um fator que merece atenção, se sentir necessidade, modifique o brilho e os contrastes para ficar mais confortável.


Também vale lembrar que atualmente passamos o dia inteiro olhando para telas, seja do celular, computador, televisão etc. Nossos olhos também precisam de um descanso. Lembre-se de dar um tempo pros seus olhos “descansarem” de tanto estímulo.


11. Coloque limites


O primeiro limite tem que ser o seu: definir seus horários, seus intervalos e seu espaço de trabalho.


O outro limite necessário é o da interação das outras pessoas da casa durante seu horário de trabalho.


Às vezes algumas pessoas podem achar que por você estar em casa, pode interromper o tempo todo. Deixe claro que está em horário de trabalho e a não ser que seja algo urgente, não deve haver interrupções.


12. Vista-se para trabalhar


Resista à ideia de achar que porque está em casa, não precisa se vestir para o trabalho e pode ficar de pijama o dia inteiro.



Já pensou se você precisa atender uma chamada de vídeo de um cliente, fornecedor ou chefe e está de pijama?


Então, se você vai começar a trabalhar, vista-se como alguém que vai trabalhar (nosso cérebro leva isso muito a sério).


Claro que pode ser algo confortável e menos formal (não precisa ficar em casa de gravata), mas pijama não!


13. Posição dos Móveis


De acordo com o Feng Shui, é importante colocar sua mesa numa “posição de comando”.



A melhor posição é diagonal à entrada do ambiente, com você de frente para a porta e sua mesa deve ficar o mais distante da porta possível. É preferível ter uma parede sólida atrás de você, ao invés de janelas.


14. Use a cor a seu favor


De acordo com a Teoria das Cores (o estudo das cores e seus efeitos), escolher a cor certa pode ajudar no seu trabalho estimulando a criatividade e aumentando a produtividade.


A cor verde, por exemplo, está associada a crescimento e determinação e traz à tona, sentimentos de calma.


Um estudo da Universidade de Munique concluiu que a cor verde pode despertar a performance criativa. Pode ser uma parede, uma planta ou outro acessório, o importante é usar a cor a seu favor!


15. Home Office das Crianças


Se você está no home office e tem filhos em casa, criar uma rotina com seu horário é indispensável.


Caso você tenha alguém com quem dividir as tarefas e a atenção das crianças, separe um horário para trabalho e outro para elas.

Caso não tenha ajuda e dependendo da idade das crianças, é possível conversar sobre limites.

Se seu filho é muito pequeno e não tem idade para entender os limites, crie um home office adaptado com um espaço para ele brincar enquanto você trabalha. Coloque canetas, papéis de rascunho, lápis de cor e dê a ele uma tarefa bem séria: ajudar (crianças adoram ajudar e participar!). Se for bebê, deixe um espacinho com brinquedos.


Aproveite os horários de soneca das crianças, escolha uma tarefa e foque exclusivamente nela pelo maior tempo possível.


E se não tiver jeito, é dormir menos (infelizmente) pra conseguir colocar o trabalho em dia.


16- Crie uma rotina


Quem trabalha em casa precisa de uma rotina porque se todos os dias você trabalha num horário diferente, imprevistos acontecem, acabam atrasando tudo e você pode acabar sem tempo para resolver suas tarefas de trabalho.


Então, se você mantiver uma rotina produtiva, a probabilidade de atrasos e acúmulos de trabalho são muito menores.

Enquanto você não tiver costume com a rotina p ideal é cronometrar seus horário, assim conseguirá criar hábitos produtivos.


O fato é que tem quem ame e quem deteste essa modalidade:

Uma pesquisa publicada na Harvard Business Review diz que pessoas que trabalham de casa produzem mais (aumento de 13% no período de 9 meses). As pessoas que testaram disseram que o ambiente tranquilo de casa foi o que ajudou a melhorar a produtividade.

A pesquisa também mostra que nem todo mundo se adapta ao home office, a principal razão foi a solidão.


No fim das contas, trabalhar em casa tem (como tudo na vida), vantagens e desvantagens.


Já que no momento que estamos vivendo, com o isolamento social, o home office é a única opção para os que precisam continuar trabalhando, se adaptar e utilizar o tempo de forma mais produtiva é o melhor a se fazer.


Um abraço e bom home office!


Michelle ♥



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