top of page

15 Desenhos e Canais Educativos para Bebês e Crianças

Atualizado: 3 de fev. de 2021


Em meio a tanta informação, é necessário filtrar o que é ou não educativo para nossos filhos e garantir que eles tenham acesso a vídeos e conteúdos apropriados para a idade deles.


Por isso, trouxe pra você uma seleção (pessoal, com selo "Bubu" de aprovação, que acompanho pessoalmente o conteúdo para garantir que é adequado para minha filha) de Canais, Séries e Desenhos educativos para bebês e crianças.

1- Palavra Cantada (Youtube)



O universo materno é outro mundo mesmo, né?

Fui conhecer Palavra Cantada depois que a minha filha nasceu e sabe de uma? ADORO! De longe, um dos meus preferidos, é muito educativo com músicas infantis (DE VERDADE), arranjos muito bem feitos, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças. Formada uma dupla musical Paulo e Sandra, Palavra Cantada é um ótimo recurso visual e musical.


2- ZiS é o Canal (Youtube)



♬"Meu pé, meu querido pé, que me aguenta o dia inteiro" ♬

“Passarinho, que som é esse?”♬


Lembra das músicas do Castelo Rá-Tim-Bum, do Cocoricó, Glub, Glub? "Ratinho tomando banho”, “Ratinho escovando os dentes”. Pois é, o Hélio Ziskind é o compositor dessas e muitas outras músicas conhecidas. Só fui descobrir um dia desses, procurando coisas de qualidade pra minha filha ouvir que ele é o meu compositor favorito da infância e eu nem sabia o nome dele!


O Canal dele é recheado (como esperado) de composições maravilhosas e arranjos de qualidade. O Canal preferido da minha Bubu (e da mamãe também). Vale a pena!


3- Story Bots (Netflix e Youtube)

Cinco robôs respondem às perguntas das crianças em “Ask The Storybots”, como “Por que o céu é azul?”.

Os episódios são desenvolvidos em busca da resposta e é MUITO BOM (inclusive para adultos).

Além de educativo, tem músicas muito boas e "chicletentas", de vários ritmos e acho a estética da animação tem uma qualidade sensacional.


Tem Canal no Youtube e série na Netflix, você também pode acessar o site.


No site você encontra uma plataforma de conteúdo digital para crianças com idade entre 2 e 6 anos, que oferece games, ebooks, vídeos e aplicativos.

Os vídeos, livros e atividades no site estão em inglês.

Faixa Etária: 2+ | Em idade pré-escolar


4- Super Simple Songs (Youtube)


Um canal cheio de vídeos educativos, em vários idiomas, feito por um time de educadores é um dos meus canais preferidos para ensinar inglês brincando. As animações são bonitinhas, eles têm músicas originais e aquelas tradicionais.


No site eles também tem várias atividades e desenhos para imprimir e fazer com as crianças.


5- Little Baby Bum (Netflix e Youtube)


É um canal britânico do YouTube e também tem na Netflix, especializado em vídeos de animação em 3D de canções de ninar e também tem suas próprias canções infantis originais. Gosto bastante das músicas e a minha filha também.


6- O mundo colorido do Charlie(Netflix)


Mundo colorido do Charlie é uma série infantil americana. A série educa as crianças sobre cores, formas e tamanho. Tem cores bem contrastantes, o que é ótimo para bebês que ainda não conseguem prestar muita atenção. Original Netflix.

Classificação livre


7- Peixonauta (Netflix)


A série fala de Peixonauta, um peixe dentro de um traje de astronauta que o permite voar e respirar fora d'água. Ele é detetive profissional e junto com Marina e o macaco Zico, desvenda mistérios.

É a primeira série de animação de concepção artística e de autoria brasileira.

Você pode assistir pela Netflix e também pelo site , onde também tem brincadeiras, jogos e atividades.

Faixa Etária: 1 a 7 anos


8- Pocoyo (Netflix, Youtube)

Pocoyo é um garotinho curioso de 3 anos que adora explorar, brincar e aprender. Didático e divertido. Pocoyo, assim como o Mundo colorido do Charlie, também tem uma animação de fundo mais simples e destaque para os personagens, o que é ótimo para bebês pequenos que não conseguem manter a atenção por tanto tempo. O narrador está sempre interagindo com a criança e fazendo perguntas. Tem o Canal no Youtube e se você for assinante, tem na Netflix.

Faixa Etária: Idade Pré- escolar



9- Word Party/ Festa de Palavras (Original Netflix)



Os filhotes da Festa de Palavras se divertem enquanto interagem com as crianças que estão assistindo fazendo perguntas. Ensinam novas palavras a cada episódio. Os filhotes (Panda, Tigre, Canguru e Elefante) querem se divertir e brincar enquanto estão aprendendo!

Classificação Livre



10-Beat Bugs (Original Netflix)


Essa animação é uma fofura! Como AMO os Beatles, deixava playando em casa desde que minha filha é beem pequena pra ela ouvir música (bom pra todo mundo!). Embalados pelos Beatles, cinco insetinhos aprendem sobre o mundo no quintal onde moram. Cada episódio tem uma história com tema relacionado a alguma música (s). Aprovado pela mamãe e por Bubu!


Faixa Etária recomendada: 2 a 5 anos

Classificação Livre


11- Katie Cutie Kids TV (Youtube)

canal educativo criança aracaju youtube filho bebê bebe ebes bebês crianças ensina bom
Katie Cutie

Katie tem o poder de hipnotizar crianças. Uma moça que se veste com roupas bem coloridas, animações simplíssimas e caras bem expressivas. Apesar de em sua maior parte, serem músicas bem conhecidas, por uma razão que eu desconheço, as versões da Katie prendem a atenção. Somente em inglês.

Faixa Etária: até 5 anos




12- Wonderballs


canais canal educativo crianças criança assistir youtube bebe bebes bebê bebês musicas musicais musical
Wonderballs


Wonderballs aqui é queridinha, a animação tem como personagens várias bolinhas com características diferentes, que vão passando pelas situações e resolvendo os "problemas" com soluções criativas. Gosto muito do estilo de animação clean que é ótimo para crianças pequenas (como Pocoyo) que ainda não conseguem prestar muita atenção. Além do estímulo visual, outra coisa me me fascina em Wonderballs é que eles não usam a linguagem verbal e a trilha sonora é bem estruturada, com uma qualidade musical maravilhosa. Vale totalmente a pena.



13- Peekaboo Kidz (Youtube)



O peekaboo kidz é muito dinâmico e educativo. São vídeos com conteúdo voltado para ensinar e educar as crianças, respondendo as dúvidas, ensinando idiomas, alfabeto etc.

Tudo com muita música e cor e animação.


Perguntas como: Por que o cabelo fica branco? Por que ficamos com raiva?

O Doutor Binocs responde tudo!


Conta histórias como: a invenção dos papéis, como a fralda foi inventada e muitas outras curiosidades.

Vale muito a pena assistir (inclusive mamãe e papai também!).


14- Mother Goose Club (YouTube)


O Mother Goose tem um canal bem variado, tem músicas, atividades educativas e lições interativas, numa mistura de animação e atores reais, é muito bem produzido. Tem um conteúdo diversificado e é dividido em vários canais diferentes (Mother Goose Cartoons - desenhos. Mother Goose Pre School - Pré escola, entre outros!).


Vale a pena colocar um canal onde você não fique com a preocupação se o conteúdo é adequado, um alívio!


15- Khan Academy Kids


O Khan na verdade, é um aplicativo (veja mais no post Aplicativos para facilitar a Vida de Mãe) de atividades educativas. Nele, você coloca a idade do seu filho e aparece só atividades adequadas para aquela fase. Quem tem mais de um filho, pode criar vários perfis. O nível de dificuldade aumenta de acordo com o desempenho e evolução de cada criança.




Sempre bom lembrar:

É importante que você acompanhe, assista junto e monitore os conteúdos que as crianças veem na internet. Como o Youtube normal tem bastante propaganda, você pode baixar o Youtube Kids que tem conteúdo infantil de acordo com a faixa etária que você seleciona.

Uso também o perfil da Netflix (tem o perfil infantil e só aparece conteúdo para crianças).

E por aí, o que vocês andam assistindo?

Deixe seu comentário e ajude outras mães a descobrir novidades educativas!


Um abraço,


Michelle ♥




7.410 visualizações0 comentário
bottom of page