top of page

40 Brincadeiras e Atividades para Crianças e Bebês.

Atualizado: 10 de mar. de 2023

Está sem ideias do que fazer para entreter as crianças em casa?


Aqui vão 40 dicas de brincadeiras e atividades que você pode fazer com bebês e crianças a partir de um ano.


Se seu bebê é menorzinho, veja esse post: Atividades e Brincadeiras para fazer om bebês.


Lembrando que o mais importante de toda e qualquer brincadeira é que você participe e brinque junto com a criança.


Afinal, de acordo com a ciência, quanto menos brinquedos, melhor! Criança gosta mesmo é de atenção!



Brincadeiras Musicais



1.Dança

Dançar ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, é um ótimo estímulo cerebral e mantém o corpo saudável.




Enquanto dança, a criança recebe vários estímulos:

visual, auditivo, tátil, cognitivo além do estímulo afetivo (transforma sentimentos e sensações em movimentos corporais) e motor (conhecimento corporal, coordenação, equilíbrio e flexibilidade).

Sugestão: você pode dar nomes engraçados aos movimentos, por exemplo, dança do passarinho e "bater as assas".


2. Estátua: essa é do tempo da bisa, mas funciona até hoje!

Coloque uma música para tocar, de repente desligue falando: estátua!


Todo mundo tem que ficar paralisado na hora que a música parar e só pode voltar a se mexer quando a música voltar.

Repita várias vezes.


3-Cantar



A música é uma ótima forma de ensinar palavras, ritmo, ajuda na memorização, gasta energia e é uma atividade maravilhosa!



4- Bateria divertida


Na cozinha existe um mundo mágico de brinquedos que a gente nem imagina. Pegue os potes, panelas e utensílios (de plástico ou um material que não quebra), use colher de pau ou espátulas (que não tenham pontas) e faça uma bateria. Mostre o sons diferentes que cada objeto faz quando você bate neles e deixe o seu bebê testar e fazer um show!


Fazendo Arte


5- Giz de cera

Fácil de encontrar e barato, é uma brincadeira divertida para as crianças. Quando menor for a criança, maior deve ser o giz para evitar que quebre e seja engolido.


6- Giz de Lousa


Giz de lousa é ótimo para desenhar, você pode escrever num quadro, no chão. Depois de brincar, é só passar água que sai. Use a imaginação e deixe as crianças bem à vontade para desenhar e criar. Fácil de achar, limpa rápido e a diversão é garantida!



7- Tinta guache

A amada tinta gauche! A tinta mais usada nas brincadeiras e atividades para bebês e crianças. Também fácil de achar (livrarias, papelarias supermercados etc), o preço é ótimo e faz a alegria das crianças. A tinta sai com água, mas é bom colocar as roupas que sujaram de molho logo após a brincadeira acabar para evitar manchas.

Lembrando que sempre deve ter supervisão de um adulto.


8- Que cor é essa?

Misture as cores e ver qual a cor que resulta.

Bebês e crianças ficam completamente encantados com essa atividade.



9- Pintura com as mãos

Você pode pintar as mãozinhas e pezinhos, fazer quadrinhos, exposição de arte com o resultado final!! Pintura é uma atividade com infinitas possibilidades.


Estímulos do Tato



10- Arqueólogos

Além de estimular os sentidos (tato, visão) com as texturas e cores, bebês e crianças adoram brincar de achar objetos.

Você pode fazer a atividade com areia da praia ou aquelas de gato: no pet tem de várias texturas diferentes. Outras opções legais são grãos arroz, feijão, cuscuz...


Gelatina colorida também é uma ÓTIMA pedida e não tem problema se colocar na boca (você pode usar a versão sem açúcar)!

Cada textura tem um estímulo diferente.



Como fazer: num pote transparente, encha com o que você tiver (areia, grãos, gelatina etc) e coloque um objeto dentro. Coloque a mão da criança dentro do pote e deixe-a sentir a textura. Enquanto isso, converse sobre as cores e as sensações. Faça festa quando o objeto for encontrado!



Colocar os pés dentro do pote também é legal para estimular ainda mais a criança a perceber as sensações.


E você pode fazer brincadeiras com texturas diferentes





Brincando com água



O banho pode ser divertido! Você pode estimular a criança com cores diferentes, ensinar e tornar tudo muito mais interessante.







11- Água colorida

Use um pouquinho de corante de comida para deixar a água da banheira ou piscininha colorida. Você pode usar a cor azul e dizer que está no mar. A imaginação não tem limites!


12- Bolas de Água

Bolas de assopro com água dentro vão fazer o maior sucesso.


13-A era do gelo

Congele alguns brinquedos pequenos da criança (coloque num recipiente com água e deixe-o no congelador até virar um bloco de gelo) e deixe descongelar dentro da banheira, durante o banho. Além de ser super divertido, a criança vai aprendendo sobre como a água pode se transformar em vários estados físicos ou pode ter várias formas.


Cuidado para sempre manter a temperatura da água agradável para a criança.


14-Bolhas de sabão



Essa faz sucesso desde sempre. Para não arder o olhinho, você pode usar o shampoo ou sabão líquido da criança. Et voilá! Só alegria!


15- Passar água

Essa brincadeira que é super simples para nós adultos, mas é um desafio para crianças pequenas. Desenvolve a coordenação motora.


Como fazer: separe dois recipientes de plástico (de preferência transparente para a criança ver enchendo).

Coloque água num recipiente e peça para a criança derramar no outro. Faça a primeira vez, mostre como é e depois deixe a criança tentar sozinha. Só auxilie caso a criança peça a sua ajuda.


16-Regar as plantas

Outra atividade simples e educativa. Brincar além da questão motora, também é a melhor forma de ensinar. Aproveite o momento enquanto rega as plantas e fale sobre as cores delas, mostre o cheiro, explique como as plantinhas são importantes para o nosso planeta.


17- Casinha com caixas de papelão

O que para você é uma caixa de papelão, para o seu filho pode ser uma casa, ou um foguete (essa vale pra quem tem bichinhos de estimação também). A criatividade aqui não tem limites. Use tinta guache para decorar a caixa, deixe a criança criar. Você pode cortar as "janelas". Com tesoura, cola e tinta guache, o universo é o limite.


18-Megafone

Sabe aquele tubinho que você joga fora quando o papel toalha acaba?

Pois é, aquilo é uma fonte de brincadeiras. Experimente fazer vários sons através daquele tubo e mostrar para a criança como a voz sai diferente. Deixe-as testar e brincar bastante.


19- Adesivos

Lembra dos adesivos que vinham junto com o seu caderno e agenda? Eles fazem o maior sucesso com os bebês e crianças. Os Pequenos aprendem testando e repetindo. Colar e descolar até não grudar mais é uma diversão.




20- Esconde-esconde

Crianças são curiosas por natureza e adoram descobrir coisas.

Essa brincadeira é sucesso desde que o mundo é mundo (acho que até os dinossauros brincavam disso), brincar de esconde e deixar a criança te achar (e vice versa) pode ser muito divertido.


Atividades para desenvolvimento com brinquedos



21- Bloquinhos de montar

Os bloquinhos de montar, peças de encaixar dão asas à imaginação das crianças. Para você é um monte de blocos, para eles é um avião. Além disso, brincando de encaixar eles começam a entender melhor sobre formas e tamanhos dos objetos.




22- Contar

Coloque uma quantidade de brinquedos e comece ensinando o 1, 2, 3 e vá aumentando a contagem conforme a idade da criança. Quando você perceber que ficou muito fácil, já pode colocar um a mais e ensinar o novo número!


23- Que cor é essa?

Separe os brinquedos por cor e cada dia ensine o nome de uma cor, repetindo várias vezes o nome e mostrando o brinquedo .

Você pode mudar diariamente as cores.


24- Montagens e Colagens

Fazer montagem com recortes, cola e papel é uma atividade simples que mantém as crianças concentradas por bastante tempo. Depois da brincadeira você pode colocar a folha na parede e fazer uma galeria de exposição.


25- Opostos

Você pode brincar de qualquer coisa enquanto ensina "grande e pequeno" , "feliz e triste, "claro e escuro" etc. Essa atividade ajuda no desenvolvimento do vocabulário e a entender o conceito de opostos.

26- Plantar uma sementinha

Plantar uma sementinha é uma atividade maravilhosa para fazer com uma criança. Aproveite essa oportunidade para ensinar sobre a importância de preservar, explicar como funciona o crescimento das plantas, mostrar que na natureza há tempo para tudo e que é preciso plantar, cuidar, regar e preservar. Também dá para deixar a criança brincar com a terra e sentir a textura, ver as cores.




27- Arte com palito de picolé

Para essa atividade só precisa de cola e palito de picolé. Cole os palitos criando formas, casas, cidades (a imaginação não tem limite pra criar)! Dá pra fazer com palitos "de dente" também, mas é bom retirar as pontas finas.

28- Caça ao tesouro

Esconder os brinquedos pela casa e sair procurando. De acordo com a idade você pode aumentar o número de brinquedos e escondê-los em mais cômodos da casa. Quando a criança estiver perto você diz: "quente" e quando estiver longe "frio". Outra ideia legal é desenhar um mapa do tesouro com dicas e o X no local. Outra ideia legal, é colocar as indicações no chão ou nas paredes, é diversão pra muito tempo.




29- Leitura

Leitura faz bem em qualquer idade, adultos, bebês, crianças, idosos. Sou defensora dos livros e das histórias.

Além de fortalecer os laços com quem lê para a criança, os benefícios da leitura vão muito além: desenvolve a atenção, concentração, vocabulário, a memória e o raciocínio.

Lendo, você está estimulando a curiosidade, a imaginação, a criatividade. As situações das histórias ajudam a criança a perceber, compreender e aprender a lidar com os sentimentos e emoções, tanto seus, quanto das pessoas ao redor. Desenvolve a empatia (capacidade de colocar-se no lugar do outro) e a linguagem oral.




30- Teatro

Faça peças de teatro junto com a criança. Vocês podem inventar personagens, colocar roupas coloridas, fantasias, fazer vozes diferentes para cada personagem e criar um mundo de faz de conta onde tudo é possível! Também podem fazer peças das histórias que já leram nos livros. Essa atividade é uma delícia e quanto mais crianças você colocar na brincadeira, mais divertida ela vai ser!


31- Cabana


Tudo bem se não dá pra ter uma casa na árvore, você pode fazer uma cabaninha com lençóis e deixar a imaginação das crianças fazerem todo o trabalho. Pode ser uma selva, um acampamento, o mar...Dentro da cabana é o mundo deles!




32- Mini Chef


Crianças amam ver as coisas se transformando e fazer comida é um estímulo sem igual. Pode ser uma atividade educativa onde a criança entende o processo das coisas, se sente participando e de quebra, aprende sobre paciência (afinal, tem que esperar as coisas ficarem prontas, respeitar os processos).

Aqui tem um post com uma receita de bolo sem açúcar que pode ser feito junto com as crianças . Pra ficar ainda mais legal, uso um pouquinho (beeem pouquinho) de corante pra deixar tudo colorido e nem precisa dizer que é sucesso, né?


33- Minha Família, minha história



Organizar as fotos da família, compartilhar suas histórias com filhos e montar uma árvore genealógica é uma ótima forma de mostrar às crianças a importância dos que vieram antes, como os pais eram, como era quando eles estavam na barriga...


Os pequenos ficam fascinados com tantas histórias e saber de onde viemos, nossa história, fortalece os laços afetivos ♥ .



34- Cineminha

Escurinho, pipoca e um filme bem legal, quem resiste?

Aqui tem uma Lista de Canais e Desenhos Educativos para Crianças.



35- Mímica


Brincar de mímica é muito divertido e vocês darão boas risadas. De acordo com idade da crianças, você pode delimitar a categoria como por exemplo, animais. Sem falar, quem estiver fazendo a mímica imita o animal para os outros adivinharem.


36- Cartas de amor


Se o seu filho já sabe falar, pergunte quais pessoas ele mais ama e o que ele gosta nessa pessoa. Escreva usando as palavras dele (pergunte "você gota de xxx, por quê?"), depois dê ao seu filho para ele entregar.

Você vai ver como todo mundo vai amar receber tanto carinho ♥


37- Lava a Jato


Além de fazer o banho mais divertido, é uma ótima forma de higienizar os brinquedos, ensinar sobre limpeza dos objetos e entreter a criança. Carrinhos, velocípedes, bicicletas...o que o seu lava a jato vai lavar?




38- Reorganizar o quarto


Pra nós adultos, arrumar o quarto pode ser cansativo. Mas dá pra fazer muitas brincadeiras enquanto organiza e limpa o quarto das criança (com a ajuda delas).


Dá pra reorganizar as coisas, mudar móveis de lugar e tirar coisas que não são mais utilizadas e ensinar sobre doar o que não utilizamos mais.


Aqui tem um post falando sobre método de organização.



39- Salão de Beleza da Mamãe


Que tal aproveitar para cortar unhas da cria (as suas também), pentear cabelos (deixar as crianças pentearem os seus), fazer tranças, maquiar de brincadeira (já usa pro o teatro), hidratar cabelos...são muitas opções.


Aqui em casa, gosto de usar "máscaras" com ingredientes naturais que tenho na cozinha e a minha Bubu ama melecar a mamãe, passa um tempão na "tarefa" de "deixar a mamãe bem bonita" e se diverte muito!


40- Festa a Fantasia


Pode juntar piratas da caça ao tesouro com os atores do teatro, chamar também as arqueólogas, pintores e chefs que a festa é pra todo mundo! Antes de começar, o salão de beleza da mamãe deixa você nos trinques!


O convite é pra todo mundo e a única regra é: se divertir!

Ah, e tem que ir de fantasia!







E você, quais brincadeiras funcionam com o seu bebê?

Compartilha com a gente aqui nos comentários!












Quer registrar os momentos de brincadeiras com seu filho?

Clica aqui e fale conosco.






1.307 visualizações0 comentário
bottom of page